O desafio de formar profissionais médicos capazes de enfrentar adversidades sociais na área da saúde
Relato de experiência
Palavras-chave:
Estratégias de Saúde Nacionais, Atenção Primária à Saúde, Educação de Graduação em MedicinaResumo
Objetivo: Apresentar por meio de relato de experiência a vivência de acadêmicos de Medicina do primeiro período acerca do que apreenderam do ensino teórico-prático ofertado na disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o trabalho desenvolvido por acadêmicos do primeiro período supervisionados por docentes do curso de Medicina da UNIGRANRIO-AFYA que atuam na disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I. Resultados: A implantação dos recadastramentos, a aplicação de questionário e a experiência com a aplicação os projetos realizados de forma contextualizada permitiram tocar as pessoas antes mesmo de serem seus pacientes. Houve a promoção do desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, de comunicação efetiva e de resolução de problemas, essenciais à prática médica, na busca por soluções para os problemas de saúde da população. Conclusão: A disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I ressalta a necessidade premente de formar profissionais de saúde que não apenas dominem o conhecimento técnico-científico, mas que também estejam comprometidos com uma visão ampla da saúde, engajados na promoção da equidade e aptos a atuar de maneira ética e humanizada em prol do bem-estar da comunidade.