Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos a RFCM passam por programas de detecção de plágio. Dessa forma, serão enviados aos avaliadores apenas os estudos que apresentem originalidade e sejam referenciadas todas as fontes de pesquisa utilizadas. O plágio é uma conduta inaceitável, se comprovado, os autores envolvidos não poderão submeter novos artigos para a revista.

Modalidades de estudos aceitos para publicação

Artigo original: resultado de investigação empírica que possa ser generalizado ou replicado. O texto deve conter entre 3500 e 7000 palavras.

Revisão sistemática ou integrativa: revisões críticas da literatura sobre tema atuais e relevantes para a saúde. O texto deve conter de 4000 até 8.000 palavras.

Relato de experiência: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, com até 5.000 palavras que aportem contribuições significativas para a área.

Relatos de caso: descrição de casos acompanhados durante estágios e vivências acadêmicas, com até 5.000 palavras que aportem contribuições significativas para a área.

Apresentação e formatação do texto   

O texto deve ser escrito em português, ser digitado no programa Microsoft Word, gravado em formato doc ou docx. O arquivo deve ser anexado no local correspondente para submissão dos artigos. Não deve conter qualquer informação que possibilite identificar os autores ou instituições a que se vinculem.

O texto deve ser digitado em folha padrão A4 (21,0 X 29,7mm), margem de 2 cm em cada um dos quatro lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0 (simples) e recuo de 1,25 no início de cada parágrafo.

Serão aceitos, no máximo, 7 (sete) autores por artigo. Devem vir após o título do artigo, com nomes completos (sem abreviaturas), iniciais maiúsculas, um após o outro, em linhas distintas.  Deve-se indicar, logo após o nome de cada autor: afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, país) e e-mail do autor correspondente. No momento da submissão deverão ser encaminhadas 2 (duas) versões do artigo: a primeira para versão de avaliação deverá omitir os nomes dos autores e a descrição (avaliação duplo cego); e a segunda deverá ser enviada com todos os dados dos autores e a descrição de identificação.

O texto deve conter

Título: que expresse clara e sucintamente o conteúdo do texto. O título deve ser escrito em negrito, com letras maiúsculas e centralizado.

Resumo: em português com, no máximo 200 palavras, no qual fiquem destacados o objetivo, o método empregado, principais resultados e conclusões/considerações finais do trabalho.

Palavras-chave/Descritores: ao final do resumo, incluir de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (apenas a primeira inicial maiúscula), utilizando os termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde.

Introdução: apresentar de forma clara e concisa o tema, o problema investigado, justificativa e objetivo.

Métodos: descritos de forma objetiva e clara, indicando o tipo de estudo, local, período de coleta de dados e outras informações que o autor entender como relevante. Caso ela envolva seres humanos, deve ficar registrado o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o mesmo deve ser anexado junto com os demais arquivos.

Resultados e discussão: podem ser apresentados juntos ou em itens separados; em se tratando de relatos de experiência e relatos de caso devem respectivamente se chamar: relato da experiência, relato de caso, sempre embasados com a literatura cientifica pertinente.

Conclusões ou considerações finais: que depende do tipo de pesquisa realizada; deve obrigatoriamente responder ao objetivo do estudo e apresentar as considerações do autor sobre o tema além de possíveis limitações do estudo.

Referências: devem constar somente autores citados no texto e seguir os Requisitos precedentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT por meio da NBR 6023, para citações NBR 10520.

Revisão de texto em língua portuguesa

Os autores devem enviar artigos revisados em língua portuguesa. Contudo, a revista se reserva o direito de sugerir alterações em usos informais da língua e de corrigir variantes não padrão do português.

Figuras Tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações devem estar em alta resolução, em preto e branco ou escala de cinza. Precisam vir inseridas no corpo do texto e também, ser enviados separadamente como material suplementar, de forma a permitir edição. Não devem ultrapassar o máximo de cinco por artigo. Todas as figuras, com exceção de fotografias, devem ser numeradas e ter título, estando apenas as iniciais do título em maiúsculas. As referências devem ser feitas por números (ex. Gráfico 3) e não por expressões como “a figura abaixo”.

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