O desafio de formar profissionais médicos capazes de enfrentar adversidades sociais na área da saúde

Relato de experiência

Autores/as

Palabras clave:

Estratégias de Saúde Nacionais, Atenção Primária à Saúde, Educação de Graduação em Medicina

Resumen

Objetivo: Apresentar por meio de relato de experiência a vivência de acadêmicos de Medicina do primeiro período acerca do que apreenderam do ensino teórico-prático ofertado na disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o trabalho desenvolvido por acadêmicos do primeiro período supervisionados por docentes do curso de Medicina da UNIGRANRIO-AFYA que atuam na disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I. Resultados: A implantação dos recadastramentos, a aplicação de questionário e a experiência com a aplicação os projetos realizados de forma contextualizada permitiram tocar as pessoas antes mesmo de serem seus pacientes. Houve a promoção do desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, de comunicação efetiva e de resolução de problemas, essenciais à prática médica, na busca por soluções para os problemas de saúde da população. Conclusão: A disciplina de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I ressalta a necessidade premente de formar profissionais de saúde que não apenas dominem o conhecimento técnico-científico, mas que também estejam comprometidos com uma visão ampla da saúde, engajados na promoção da equidade e aptos a atuar de maneira ética e humanizada em prol do bem-estar da comunidade.

Biografía del autor/a

Tavane Santoro, Unigranrio-Afya

Acadêmica de Medicina na Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Elizabeth Pimenta Fernandes Abrunhosa Morais, Unigranrio-Afya

Acadêmica de Medicina na Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fillipe Lopes Mascarenhas Cunha, Unigranrio-Afya

Acadêmico de Medicina na Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Leila Chevitarese, Unigranrio-Afya

Cirurgiã dentista, Mestra e Doutora em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristina Antunes Mota, Unigranrio-Afya

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutora em Educação pela UNESA, Mestra em Saúde da Família pela UNESA, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Iguaçu (UNIG), Especialista em Enfermagem Aeroespacial pela Faculdade Unyleya. Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sabrina Chevitarese, Unigranrio-Afya

Médica, Especialista em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

André Alves Dias, Unigranrio-Afya

Pesquisador em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz. Universidade do Grande Rio-Afya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2025-01-04

Número

Sección

Relato de experiência