AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DO OSCE NA FORMAÇÃO MÉDICA

REVISÃO SISTEMÁTICA E ANÁLISE PRÁTICA NO ENSINAMENTO PEDIÁTRICO

Autores

  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO
  • Renato Resende Mundim

Palavras-chave:

OSCE, Pediatria, Medicina, Avaliação

Resumo

INTRODUÇÃO: A aprendizagem baseada em competências desempenha um papel crucial na formação médica. A OSCE, introduzida pela primeira vez em 1975 na Universidade de Dundee, destaca-se como uma avaliação padrão para competências médicas. Apesar de exigir intensa preparação, o OSCE oferece vantagens como a facilidade de determinação do seu nível de complexidade. OBJETIVO: objetivo deste estudo consiste em identificar a aplicabilidade do OSCE como ferramenta de avaliação educacional e competência clínica no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação da área da saúde. METODOS: O estudo foi dividido em duas etapas: uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação do OSCE e uma análise prática da aplicação do OSCE para estudantes de medicina durante o Estágio em Pediatria. RESULTADOS: Encontrados 98 textos, entretanto após verificação dos critérios de inclusão e exclusão, sete foram selecionados. CONSIDERAÇAÕ FINAIS: Em síntese todos os artigos apresentaram destaques ao se fazer uso do OSCE como método avaliativo, ou até mesmo método para ensinamento (comunicação de más notícias) e para validação de outro método avaliativo (P-MEX), pois o OSCE foi considerado o método padrão de referência.

Biografia do Autor

Eline das Flores Victer, UNIGRANRIO

Doutora em Modelagem Computacional (UERJ). Docente Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Saúde - PPGECS - UNGRANRIO.

Renato Resende Mundim

Mestrando em Ensino de Ciências e Saúde - UNIGRANRIO.

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Publicado

04/28/2024

Edição

Seção

Revisão