Relevância do Ensino em SBV nas Escolas
Palavras-chave:
Suporte Básico de Vida, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: o presente artigo é uma revisão integrativa que visa identificar a relevância do ensino em suporte básico de vida nas instituições. Método: Foram utilizados os artigos da base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), dos quais 122 foram selecionados, e destes 108 foram excluídos pelos critérios de fuga ao tema, ano de publicação, texto completo, 9 artigos integraram o estudo. Resultados: Os estudos evidenciaram a falta de informações que os estudantes possuem, e a evolução imediata após treinamento. O conhecimento sobre suporte básico está intimamente ligado à autoconfiança e empatia. O treinamento precoce nas escolas é positivo, sendo efetivo principalmente nos alunos do ensino médio. Considerações finais: A capacitação de crianças de adolescentes para Suporte Básico de Vida promove senso de responsabilidade e aumento das chances de recuperação da vida de um paciente em PCR. As escolas são espaços favoráveis para tal preparação. Descritores: Suporte Básico de Vida; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação em Saúde.