TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tamara Albuquerque Leite Guedes Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Karla Alves Carlos Psicóloga da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD
  • Anacaroline Rosas Leal de Albuquerque Pedagoga, Supervisora e coordenadora pedagógica nas turmas de pós graduação do CINTEP Faculdades

Palavras-chave:

transtorno do espectro do autismo, revisão integrativa

Resumo

No autismo os desafios começam no diagnóstico precoce. Quando não ocorre uma intervenção adequada, o indivíduo com autismo terá mais necessidades de adaptações e dificuldades de inclusão na sociedade. A falta de informações e qualificação técnica adequada, prejudica o desenvolvimento infantil, o desempenho escolar e a inclusão social repercutindo na produção da desigualdade social e perda dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo do artigo é contribuir com a formação, qualificação técnica e produção de conhecimento de profissionais sobre o tema do autismo. Método: trata-se de uma revisão integrativa, nas bases de dados PUBMED e BVS. A amostra final desta revisão foi constituída por onze artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Os resultados foram apresentados em um quadro resumo e a discussão foi realizada por meio da síntese de informações extraídas dos artigos que foram realizadas de forma descritiva, com o intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado na revisão. Considerações finais: estudo apontou temas relevantes para atualização dos profissionais que atuam na área do autismo, desde o contexto histórico, sinais e sintomas, o uso de escalas para diagnóstico e os tratamentos utilizados para intervenção nas habilidades de comunicação, interação social e comportamental.

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Publicado

08/30/2023

Edição

Seção

Revisão