VIVÊNCIA DAS SEXUALIDADES: O QUE DIZEM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Sexualidade, Educação Sexual, Direitos Sexuais, SubjetividadesResumo
Objetivo: Analisar como se configura a vivência das sexualidades de pessoas com deficiência intelectual. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, envolvendo 16 pessoas. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e o corpus foi processado pelo software IRaMuTeQ e analisado pela classificação hierárquica descendente e análise de conteúdo. Resultados: Emergiram cinco classes de conteúdos: significados atribuídos à sexualidade, cuidado e proteção, apoio social e emocional, obstáculos dialógicos e fontes de informação. A sexualidade foi mencionada nas interações corporais, envolvendo o amor, assim como o prazer e, quase sempre, sem camisinha. O diálogo com os familiares ainda é insuficiente e o acesso às informações é superficial. Considerações Finais: Devem ser adotadas estratégias educativas, com sistemas de apoio personalizados que possam ajudá-los a vivenciar plenamente suas sexualidades.