O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Ana Beatriz Pontes Marreiro Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Rayane Araújo Marques Silva Lima. Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Ana Letícia Oliveira Cadena Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Isabela Fernandes De Melo Pereira Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Alisson Cleyton Cunha Monteiro Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Patrícia Otávia Amorim Santa Rosa Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Palabras clave:

Metodologias ativas, Monitoria, Anatomia Humana

Resumen

As metodologias ativas se opõem ao modelo de ensino tradicional ao se basearem no incentivo à autonomia do estudante e sua busca pela informação, integração dos conhecimentos adquiridos, estímulo ao trabalho em grupo, instigação à resolução de problemas e associação teórico-prática. A monitoria é essencial na educação médica por ser um espaço de protagonismo estudantil na construção do saber. Objetivo: Relatar o uso de metodologias ativas no ensino da disciplina de Anatomia Humana no âmbito da monitoria. Metodologia: Relato de experiência que descreve as atividades realizadas na monitoria de Anatomia II, do curso de medicina, em uma faculdade particular da cidade de Cabedelo – PB. Resultados: Nas atividades das monitorias empregaram-se abordagens como TBL, PBL e PAL-TBL e, para efetivação dessas estratégias, realizou-se aprendizagem em grupo, testes contextualizados com casos clínicos e uso de peças anatômicas. Antes das provas, foram feitos simulados e revisões pautadas em metodologias ativas. Conclusões: As monitorias de anatomia foram propícias ao uso de metodologias ativas, incentivando os alunos a participarem ativamente na construção do conhecimento. A experiência foi desafiadora, mas estimulou diferentes habilidades nas monitoras, permitindo a aplicação de abordagens inovadoras para atender às necessidades de diferentes estudantes e promover uma aprendizagem eficaz.

Publicado

2024-08-28

Número

Sección

Relato de experiência