Terapêutica do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças no âmbito da atenção primária à saúde: revisão integrativa
Resumen
Introdução: O TDAH é compreendido como transtorno do neurodesenvolvimento. O estudo sejustifica pela crescente procura da população por serviços em saúde mental e pela necessidade deconhecimento do profissional da Atenção Básica (AB) sobre o diagnóstico de TDAH. Objetivo: Analisar no âmbito da AB, através de uma revisão integrativa, as terapêuticas disponíveis para o TDAH emcrianças no SUS. Método: Desenvolveu- se uma revisão bibliográfica integrativa de artigos das bases dedados BVS, PubMed e SciELO. Os temos escolhidos foram “Transtorno do Déficit de Atenção comHiperatividade”, criança e “Atenção Primária à Saúde”, separados pelo operador booleano AND, todosdevidamente listados no DeCS/MeSH. Resultados: Após a busca com os descritores e a aplicação doscritérios de inclusão e de exclusão, chegou-se a 10 artigos no estudo. O percurso metodológico iniciou-se com a sistematização em tabela dos resultados encontrados na busca nas bases de dados. Optou-se pordispor os dados em uma tabela informativa, dividida por tópicos. Conclusão: O profissional da ABdeve conhecer as diretrizes estabelecidas pelo SUS, que orienta a adoção de métodos com mínimosefeitos colaterais e com máximos alcance e eficácia. Os medicamentos metilfenidato e lisdexanfetaminaforam avaliados, sendo recomendado terapias não medicamentosas precocemente.