CUIDADO COM OS PÉS DA PESSOA COM DIABETES: EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA

CUIDADO COM OS PÉS DA PESSOA COM DIABETES: EDUCAÇÃO PERMANENTE COM OS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Daniele Pereira Soares SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA
  • Laysa da Silva Fidelis SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA
  • Maria Jussiany Gonçalves de Abrantes Universidade Federal de Sergipe
  • Ana de Lourdes de Souza Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA
  • Lucineide Alves Vieira Braga FCM - SMS/JP

Palabras clave:

Educação Continuada, Pé Diabético, Enfermeiro

Resumen

Objetivo: Relatar a experiência da intervenção educativa com os enfermeiros da Atenção Básica sobre a avaliação e o manejo preventivo dos pés da pessoa com diabetes. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no mês de dezembro de 2021 através de uma intervenção educativa coordenada pelas enfermeiras residentes de um programa de saúde da família e comunidade do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Resultados: Observou-se que a educação permanente é de grande valia para a atualização e programação do cuidado continuado, baseada nas experiências pregressas dos enfermeiros e nas atualizações fundamentadas em artigos científicos e nos manuais que as residentes proporcionaram durante a intervenção. Conclusão: A implementação de intervenções educativas no cotidiano dos profissionais de saúde é um excelente método para atualização e troca de saberes entre as residentes e os enfermeiros da rede.

Biografía del autor/a

Daniele Pereira Soares, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG-CFP. Especialista em Saúde Coletiva pelo Grupo Pró-Minas. Especialista residente em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/ Prefeitura de João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Laysa da Silva Fidelis, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Especialista residente em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/ Prefeitura de João Pessoa. Residente do Programa de Saúde da Criança. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria Jussiany Gonçalves de Abrantes, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG-CFP. Especialista residente em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/ Prefeitura de João Pessoa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe

Ana de Lourdes de Souza Oliveira, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA

Enfermeira. Especialista em Saúde da Familia, Residencia Multiprofissional em Saúde da Familia, pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia/Sobral/CE. Especialista em Preceptoria para Residencia em Saúde pelo Sirio Libanês. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Chefe da Seção de Doenças Crônicas da SMS/JP/PB. Preceptora do PRMSFC/SMS/Jp/PB.

Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Relato de experiência