ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS: INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DE MÉDICOS PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Palabras clave:
saúde indígena, formação médica, interculturalidadeResumen
Introdução: A atenção à saúde indígena no Brasil ainda enfrenta desafios históricos e estruturais, refletidos na formação médica, geralmente centrada no modelo biomédico e pouco voltada à realidade intercultural. Diante disso, compreender como médicos avaliam sua formação para atuar com populações indígenas torna-se essencial para propor melhorias curriculares e assistenciais. Método: Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de corte transversal, realizada por meio de questionário online, aplicado virtualmente, que obteve a resposta de quatorze médicos de diferentes regiões do Brasil, com destaque para a região Norte. Resultados: A análise dos dados revelou que metade dos participantes considera sua formação inadequada para o atendimento à saúde indígena, enquanto 85,7% defendem a inclusão obrigatória do tema nos currículos médicos. As principais dificuldades enfrentadas na prática relatadas pelos médicos foram as barreiras linguísticas, os aspectos culturais e a baixa adesão ao tratamento por parte dos pacientes indígenas. Considerações finais: Os resultados evidenciam a necessidade de reestruturar a formação médica, promovendo um currículo que valorize o diálogo intercultural, o respeito aos saberes tradicionais e a construção de um cuidado em saúde mais ético, sensível e resolutivo para os povos originários. Descritores: Saúde indígena; Formação médica; Interculturalidade; Educação em saúde.