CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE MEDICINA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Rachel Cavalcanti Fonseca FCMPB
  • Flávio da Silva Evangelista FCMPB
  • Robérya Viana de Barros
  • Adriene Jacinto Pereira

Palabras clave:

ensino; aprendizado; medicina

Resumen

A monitoria na formação acadêmica constitui-se como um instrumento potente de aprendizagem e ensino que auxilia a compreensão, bem como a produção do conhecimento universitário. Tem como propósito facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes por meio de trocas de experiências, interação, criatividade, comunicação e uso de metodologias atrativas para os estudantes.  Desse modo, objetiva-se relatar a experiência do programa de monitoria do curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Trata-se de um estudo descritivo, exposto por meio de um relato de experiência vivenciada pelo programa de monitoria elaborado a partir dos registros dos monitores das atividades realizadas em 2022.2 em uma Instituição de Ensino Superior (IES) envolvendo o curso de medicina. Dentre as várias atividades desenvolvidas pelos monitores destacaram-se:  plantão de dúvidas; resolução de questões; discussão de artigos científicos; revisões; construção de trabalhos científicos; atividades teóricas e práticas. Estas atividades proporcionaram excelente experiência quanto a comunicação e a capacidade de planejamento do tempo para os estudos, potencializando o seu processo de aprendizado. Concluiu-se que a monitoria é um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional dos monitores e ampliação do olhar sobre o ensino e as várias formas de aprender  e ensinar na formação médica.

Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Relato de experiência