CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO DO CURSO DE MEDICINA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
ensino; aprendizado; medicinaResumen
A monitoria na formação acadêmica constitui-se como um instrumento potente de aprendizagem e ensino que auxilia a compreensão, bem como a produção do conhecimento universitário. Tem como propósito facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes por meio de trocas de experiências, interação, criatividade, comunicação e uso de metodologias atrativas para os estudantes. Desse modo, objetiva-se relatar a experiência do programa de monitoria do curso de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Trata-se de um estudo descritivo, exposto por meio de um relato de experiência vivenciada pelo programa de monitoria elaborado a partir dos registros dos monitores das atividades realizadas em 2022.2 em uma Instituição de Ensino Superior (IES) envolvendo o curso de medicina. Dentre as várias atividades desenvolvidas pelos monitores destacaram-se: plantão de dúvidas; resolução de questões; discussão de artigos científicos; revisões; construção de trabalhos científicos; atividades teóricas e práticas. Estas atividades proporcionaram excelente experiência quanto a comunicação e a capacidade de planejamento do tempo para os estudos, potencializando o seu processo de aprendizado. Concluiu-se que a monitoria é um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional dos monitores e ampliação do olhar sobre o ensino e as várias formas de aprender e ensinar na formação médica.