INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM PARCERIA COM O PROJETO LÚMEN

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Yasmim Farias de Miranda Afya Faculdade de CIências Médicas da Paraíba
  • Palloma Linhares de Almeida Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Ellen Kaylane de Souza Silva Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Lara Miranda D’Almeida Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Matheus Honório Costa Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Daniel Dionísio Vacovski Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Paulo César Barbosa de Brito Filho Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Anne Caroline Estrela Vieira de Miranda Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Layza de Souza Chaves Deininger Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Abstract

Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos de medicina em uma ação de educação em saúde sobre a tuberculose, direcionada a indivíduos em situação de rua acolhidos pelo projeto Lúmen de João Pessoa. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo-explicativo, do tipo relato de experiência, durante o módulo de Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino III. Inicialmente, foram realizadas reuniões na instituição Afya Paraíba. Ademais, foi realizado o primeiro contato com o projeto Lúmen no dia 10 de março de 2024, culminando na ação de educação em saúde sobre a tuberculose no dia 5 de maio de 2024, das 8 às 11 horas, na Praça dos Três Poderes. Resultados: No dia da ação, além da disseminação de informações sobre a tuberculose, através da entrega de panfletos educativos, houve também a distribuição de alimentos e açaí. Conclusões: A partir dessa vivência prático-integrativa, os estudantes aprenderam a importância do vínculo com a população marginalizada e a necessidade de uma abordagem multidimensional na atenção a essas pessoas, reforçando a importância da educação em saúde para melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis.

Published

2024-08-28

Issue

Section

Relato de experiência