Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Os artigos submetidos a RFCM passam por programas de detecção de plágio. Dessa forma, serão enviados aos avaliadores apenas os estudos que apresentem originalidade e sejam referenciadas todas as fontes de pesquisa utilizadas. O plágio é uma conduta inaceitável, se comprovado, os autores envolvidos não poderão submeter novos artigos para a revista.

Modalidades de estudos aceitos para publicação

Artigo original: resultado de investigação empírica que possa ser generalizado ou replicado. O texto deve conter entre 3500 e 7000 palavras.

Revisão sistemática ou integrativa: revisões críticas da literatura sobre tema atuais e relevantes para a saúde. O texto deve conter de 4000 até 8.000 palavras.

Relato de experiência: descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, com até 5.000 palavras que aportem contribuições significativas para a área.

Relatos de caso: descrição de casos acompanhados durante estágios e vivências acadêmicas, com até 5.000 palavras que aportem contribuições significativas para a área.

Apresentação e formatação do texto   

O texto deve ser escrito em português, ser digitado no programa Microsoft Word, gravado em formato doc ou docx. O arquivo deve ser anexado no local correspondente para submissão dos artigos. Não deve conter qualquer informação que possibilite identificar os autores ou instituições a que se vinculem.

O texto deve ser digitado em folha padrão A4 (21,0 X 29,7mm), margem de 2 cm em cada um dos quatro lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,0 (simples) e recuo de 1,25 no início de cada parágrafo.

Serão aceitos, no máximo, 7 (sete) autores por artigo. Devem vir após o título do artigo, com nomes completos (sem abreviaturas), iniciais maiúsculas, um após o outro, em linhas distintas.  Deve-se indicar, logo após o nome de cada autor: afiliação completa (departamento, centro, instituição, cidade, país) e e-mail do autor correspondente. No momento da submissão deverão ser encaminhadas 2 (duas) versões do artigo: a primeira para versão de avaliação deverá omitir os nomes dos autores e a descrição (avaliação duplo cego); e a segunda deverá ser enviada com todos os dados dos autores e a descrição de identificação.

O texto deve conter

Título: que expresse clara e sucintamente o conteúdo do texto. O título deve ser escrito em negrito, com letras maiúsculas e centralizado.

Resumo: em português com, no máximo 200 palavras, no qual fiquem destacados o objetivo, o método empregado, principais resultados e conclusões/considerações finais do trabalho.

Palavras-chave/Descritores: ao final do resumo, incluir de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (apenas a primeira inicial maiúscula), utilizando os termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde.

Introdução: apresentar de forma clara e concisa o tema, o problema investigado, justificativa e objetivo.

Métodos: descritos de forma objetiva e clara, indicando o tipo de estudo, local, período de coleta de dados e outras informações que o autor entender como relevante. Caso ela envolva seres humanos, deve ficar registrado o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o mesmo deve ser anexado junto com os demais arquivos.

Resultados e discussão: podem ser apresentados juntos ou em itens separados; em se tratando de relatos de experiência e relatos de caso devem respectivamente se chamar: relato da experiência, relato de caso, sempre embasados com a literatura cientifica pertinente.

Conclusões ou considerações finais: que depende do tipo de pesquisa realizada; deve obrigatoriamente responder ao objetivo do estudo e apresentar as considerações do autor sobre o tema além de possíveis limitações do estudo.

Referências: devem constar somente autores citados no texto e seguir os Requisitos precedentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT por meio da NBR 6023, para citações NBR 10520.

Revisão de texto em língua portuguesa

Os autores devem enviar artigos revisados em língua portuguesa. Contudo, a revista se reserva o direito de sugerir alterações em usos informais da língua e de corrigir variantes não padrão do português.

Figuras Tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações devem estar em alta resolução, em preto e branco ou escala de cinza. Precisam vir inseridas no corpo do texto e também, ser enviados separadamente como material suplementar, de forma a permitir edição. Não devem ultrapassar o máximo de cinco por artigo. Todas as figuras, com exceção de fotografias, devem ser numeradas e ter título, estando apenas as iniciais do título em maiúsculas. As referências devem ser feitas por números (ex. Gráfico 3) e não por expressões como “a figura abaixo”.

Artigos Originais

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