Relevância do Ensino em SBV nas Escolas

Autores

  • Alana Dafne Chagas Ordônio Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya
  • Isabela Pedrosa Vieira Lima Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya
  • Analicy Silva Souza Acadêmico de Medicina do Centro Universitário UNIPÊ
  • Bianca Inácio dos Santos Acadêmico de Medicina da Universidade Federal da Paraíba UFPB
  • Edmilson Montenegro Fonseca Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya
  • Gillyanna Karla Santana de Oliveira Acadêmico de Medicina da Faculdade Nova Esperança FAMENE
  • Luís Renato Cardozo Custel da Silva Docente de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba/Afya

Palavras-chave:

Suporte Básico de Vida, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: o presente artigo é uma revisão integrativa que visa identificar a relevância do ensino em suporte básico de vida nas instituições. Método: Foram utilizados os artigos da base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), dos quais 122 foram selecionados, e destes 108 foram excluídos pelos critérios de fuga ao tema, ano de publicação, texto completo, 9 artigos integraram o estudo. Resultados: Os estudos evidenciaram a falta de informações que os estudantes possuem, e a evolução imediata após treinamento. O conhecimento sobre suporte básico está intimamente ligado à autoconfiança e empatia. O treinamento precoce nas escolas é positivo, sendo efetivo principalmente nos alunos do ensino médio.  Considerações finais: A capacitação de crianças de adolescentes para Suporte Básico de Vida promove senso de responsabilidade e aumento das chances de recuperação da vida de um paciente em PCR. As escolas são espaços favoráveis para tal preparação. Descritores: Suporte Básico de Vida; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação em Saúde.

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Publicado

04/28/2024

Edição

Seção

Revisão