O CONHECIMENTO DE IDOSOS SOBRE A TUBERCULOSE NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Atenção Básica, Doença Negligenciada, Educação em Saúde, Envelhecimento, Zoonoses

Resumo

A tuberculose é uma das principais doenças infectocontagiosa que acompanha a espécie humana por toda história, sendo também um dos principais problemas de saúde pública. O Mycobacterium tuberculosis é transmitido através de gotículas no ar, onde infecta aproximadamente um terço da população no mundo. Verifica-se que a Estratégia de Saúde da Família é um espaço favorável ao desenvolvimento das ações de combate e controle da doença, pois privilegia o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso de corresponsabilidade entre profissionais de saúde e a população. Objetivou-se com a presente pesquisa verificar o conhecimento dos idosos acerca da tuberculose na atenção básica. Enquadra-se em um estudo de tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada na Unidade de Saúde da Família no bairro Valentina Figueiredo, no município de João Pessoa-PB. A amostra da pesquisa foi de 30 idosos que concordaram em participar da pesquisa e assinassem o Termo de Consentimento livre esclarecido. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada, com questões relacionadas aos aspectos sociodemográficos e ao conhecimento da tuberculose. Foram entrevistados 30 idosos, os resultados mostraram que os idosos em sua maioria tinham idade entre os 70 e 80 anos 60% (18/30), 80% eram do sexo feminino (24/30), em relação a escolaridade 50% tinham ensino fundamental incompleto (15/30) e 40% (12/30) eram domésticas. Sobre a tuberculose foi percebido nas principais respostas categorias envolvendo transmissão da doença, vacinação, preconceito e poucos conhecimentos sobre medidas preventivas. Deste modo, conclui-se que a equipe de enfermagem tem papel importante no que tange a conscientização da população idosa quanto á importância do diagnóstico e tratamento bem como no esclarecimento da gravidade do abandono do tratamento e as consequências que isso acarreta ao paciente é a comunidade.

Biografia do Autor

Juliane Ara´újo Valente, Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e Especialista em Saúde da Família pela UNIFIP. Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Luiz William Barreto Wanderley, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em Enfermagem pela UFPB. Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sebastião André Barbosa Junior, Centro Universitário UNIESP

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutor em Ciência Veterinária pela UFRPE. Centro Universitário UNIESP, Cabedelo, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

01/04/2025

Edição

Seção

Artigos Originais